terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Os 7 erros mais comuns de candidatos que buscam uma vaga na faculdade pelo Enem

Quer uma vaga na faculdade e dar um passo adiante na sua vida? evite esses erros.


 Bom, quando o assunto é buscar uma vaga na faculdade cursando o que você pretende fazer, certamente a primeira coisa que vem na cabeça de um jovem que acabou o ensino médio é se inscrever para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). No entanto, antes do dia de fazer a prova ou durante a mesma, muitos candidatos cometem erros comuns que geram como consequência colocar sua tão sonhada vaga na universidade em xeque, seja pelo SISU, PROUNI ou FIES. Portanto, se você quer se dar bem esse ano na prova mais famosa do Brasil, continue lendo esse artigo e veja quais erros você deve evitar ou que já está fazendo sem perceber.


1 - Nervosismo durante a prova.

Antes de fazer a prova no local que foi selecionado pelo INEP, vá preparando o seu controle psicológico para a prova, nada vai adiantar você estudar o ano inteiro e chegar no dia você tremer na base e deixar-se levar pelas emoções, lembre-se que tudo é questão de calma.


2 - Pagar um cursinho e não aproveitar suficientemente o suporte dado por eles.



É, sem dúvidas o erro mais comum e grave dos candidatos que prestam o ENEM. Ficar com preguiça de estudar, arrumar amiguinhos no cursinho e perder o foco dos estudos, não aproveitar os dias que os professores de redação estão disponíveis no curso e sequer prestar atenção nas aulas são como aceleradores para o fracasso para o dia da prova. Quando prestar um curso preparatório presencial na sua região, esteja ciente que ali é o método mais rápido para desenvolver seu aprendizado, principalmente, fazendo redações toda semana.

3 - Gastar mais o seu precioso tempo em redes sociais do que nos estudos.

Óbvio que também não é pra exagerar nos estudos e se transformar em um Nerd, mas procure fazer as coisas moderadamente durante o seu dia-a-dia. Deixe o facebook, whatsapp e outra redes sociais apenas para as horas vagas, faça as suas atividades diárias sem exageros, deixe 3h do seu dia apenas para estudar Matemática, Linguagens Ciências naturais e humanas e deixe sempre um tempinho para trabalhar na redação (Lembre-se que a redação é a parte mais importante para a sua média final do enem).

4 - Não treinar os seus conhecimentos para a redação.

Como dito antes, a redação é a parte mais importante para sua média final, em outras palavras, ela corresponde a metade da sua nota. Então se você está fazendo cursinho, consulte o professor de redação sempre quando ele estiver disponível e faça uma redação por semana. É recomendado pesquisar temas que podem ser prováveis cair nesse ano e trabalhar sua redação nesses temas, vai que o tema que você estudou caia no dia da prova né?

5 - Não ser confiante de si.

Não estar confiante para fazer a prova é um erro grave. Tire os pensamentos ruins da sua cabeça, acredite em seu potencial e ignore o que os outros falam de você (Ninguém paga as suas contas, lembre-se disso), pois criticar é fácil, mas estar no seu lugar ninguém quer. Portanto, lute, estude, dedique-se em dobro e jamais perca a sua fé!

6 - Levar alimentos salgados para comer durante a prova.



Escolha bem os seus lanches que vai levar para a prova. Há quem diga que o sal atrapalha na concentração do candidato durante a prova, mas o motivo de não levar comida salgada na prova é simples: você abre um pacote de "troféu", come, 2 minutos depois vc está com sede e vai beber água, e por fim, alguns minutos depois você sente vontade de urinar e pede ao fiscal para ir ao banheiro. O tempo que você gastou para ir ao banheiro por ter ingerido água pelo motivo da sede que o sal te deu é prejudicial para você, lembre-se que a prova do enem tem muitas questões para resolver em pouco tempo.

7 - Chegar atrasado no dia da prova.

Quando você recebe o cartão de inscrição pouco antes da prova, o MEC recomenda você consultar o local com antecedência para evitar atrasos, porém todos os anos milhares de estudantes se atrasam quando é chegado o dia da prova, muitas das vezes essas pessoas que chegam atrasadas costumam morar perto do seu local da prova. Seja responsável, perder um dia de prova por atraso significa deixar as suas chances de entrar numa faculdade pelo SISU, PROUNI ou FIES 95% nulas, verifique as condições de transito no lugar aonde você mora até o seu local de prova e saia cedo de sua casa. Para quem mora no interior, procure saber que horas o ônibus da sua cidade vai sair com todos os candidatos indo aos seus respectivos locais.



Evite ao máximo esses erros e as suas chances de realizar o sonho de entrar na universidade no ano seguinte serão consideravelmente altas. Esqueça a concorrência e mantenha o foco nos estudos para garantir uma nota top para o curso que você deseja fazer!!!

Bons Estudos!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário